segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Carta a Beatriz e outras jovens

Lembro-me aquela noite, come se fosse ontem. O céu estava claro, a lua cheia e o barulho da rua estava se tranquilizando. Aquela noite para mim e para nossa comunidade religiosa estava sendo especial, antes dos votos perpétuos de duas nossas irmãs.  Elas vão entregar a vida delas “para sempre” nas mãos de Deus, para a salvação dos jovens.

Sentei-me com as jovens cantando e sorrindo num simples bate-papo. No meu coração percebia a mesma experiência como aquela de Dom Bosco, quando dizia: ”entre vocês sinto-me bem!” Olhando as moças e maravilhando-me sobre o entusiasmo dos primeiros passos delas lembrei-me do meu chamado. Ainda hoje sinto aquele calor, aquela palavra, aquela emoção! Escutando as jovens e ao mesmo tempo no meu interior revivia o maravilhoso convite para ser uma discípula e missionária em nome do Senhor. Para mim o chamado hoje fica ainda mais atraente, sinto-me amada e abençoada não obstante aos obstáculos.

A nossa conversa tornou-se sempre mais intensiva e seria! Discutimos sobre aquilo que nos alegra, que nos torna mais fiel, que nos ajuda a viver a vida de oração e a vida do serviço aos jovens. Lembra-se isso Beatriz? E você nos fez uma pergunta, aquela que a maioria deixou um pouco em silencio. Ás irmãs que estavam presentes você perguntou: “como viver os momentos de dificuldades, do sofrimento e das provas na vida?” A sua pergunta parou um instante o nosso discurso.

Foto: web

Eu não me esquecei dela, não. Por isso lhe escrevo, e escrevo também para outras jovens que na busca do sentido da vida perdem a coragem, parando-se na frente de uma dificuldade. Conheço muitas jovens que diante de uma prova renegam os seus sonhos e voltam atrás ou por outras estradas. E poucas delas ficam felizes. Por que? Porque os caminhos fáceis não dão a felicidade, não dão a satisfação de conquista, não fortalecem e não amadurecem a pessoa. Vocês que são jovens precisam crescer e conhecer a vida. A vida joga-se entre as provas e vitórias, é uma pedagogia do crescimento. Na Bíblia está escrito que o ouro se prova no fogo, que o nosso Deus da vida está sempre conosco, Ele passou pelas maiores provas amando e perdoando. E assim venceu o Mal. Com amor. E sempre caminhando na frente.

Quero dizer a você Beatriz e todas vocês queridas jovens aquilo que sinto no coração:

- Não ter medo da dificuldade, imagina que ela é um carinho de Deus, para fazê-la melhor. Para dizer com brincadeira: a dificuldade é como um processo cosmético da alma. O processo de purificação e limpeza do teu ser interior. Para fazê-la ainda mais bela. Bela para o Senhor a para os outros.

- Perguntam-se diante da prova: “Que Deus quer dizer com está situação?”. Seja isto a sua oração continua. Busca, pergunta a Ele, chora diante Dele, mas não perca a esperança. Ele está junto com você nesta prova e em tempo oportuno Ele vai falar. Sabe uma coisa? O Diabo talvez deixa algumas pessoas sem dificuldades, sem provas só para não necessitar de Deus, para não buscá-lo e não encontrá-lo mais. Que triste! Alertas sempre!

- Todas as provas uma vez cessam, todas, tenham certeza disso. A pergunta é: como você vai sair da prova, o que vai aprender, como você vai mudar, como você vai melhorar e como você vai contribuir à paz e á harmonia do mundo vivendo está prova.

No final querida Beatriz. O amor tem que passar pela prova. E cada prova se passa só por amor. O amor vale, não a prova. Viver com amor cada prova! Você vai aprender cada dia, como eu aprendo a língua portuguesa cada dia. Aqui publico um testemunho de minha coirmã Auxiliadora. Ela tem mais autoridade de falar sobre as provas do que eu, o seu caminho na Vida religiosa e bem mais longo do que o meu.


          Talita cúmi

 O primeiro chamado para a Vida religiosa é forte e importante. Entretanto no decorrer da vida ele vai tomando cores, paixão e fica vivo. Aconteceu isso comigo ao completar 25 anos de Vida religiosa. Até então trabalhava na Escola, fechada na casa. Numa palestra para educadores ouvi este Evangelho e senti que era para mim: “Mulher, levanta-te! Torna-te pastora da juventude!” É meu lema e vida nestes 25 anos.Sou feliz, sempre mais, conforme me identifico com a “juventude”. Vale a pena esta vida. O “prazer”, as recompensas são imensas! Deus é fiel no seu amor.


 
foto: web

Nenhum comentário:

Postar um comentário