domingo, 24 de abril de 2016

Terras missionárias

As surpresas de Deus acontecem e existem. Foi uma grande surpresa a possibilidade que tive de visitar as Terras do Uruguai, local aonde chegaram as primeiras missionárias das Filhas de Maria Auxiliadora no continente Americano.

Passei por Montevideu, Vila Colón, Las Piedras e encontrei o vivo espírito missionário em nossas irmãs do Uruguai. Fiquei impressionada em ver ainda hoje a simplicidade, a essencialidade dos ambientes e a presença viva do carisma salesiano.

Neste lugar começou o espírito missionário que se espalhou pelo continente americano. Neste lugar começou a chama do espírito missionário que até hoje anima e chama.

A experiência reavivou em mim o DNA missionário, este dom precioso que fortemente bateu também no coração de Madre Mazzarello e que continua a bater no coração das missionárias. Sinto muita gratidão pela oportunidade que tive de poder encontrar-me também com a ir. Mira, visitadora da Madre Geral que está visitando a inspetoria do Uruguai.

A Madre Yvonne na sua Circular n.° 959 escreveu:
“Desde as origens do Instituto o Senhor chamou muitas Irmãs para que deixassem sua terra e saíssem para comunicar a boa notícia do Evangelho nos Países que Ele indicava. Nossa Família religiosa não seria o que é hoje, se não tivesse havido, ao longo da sua história e com uma continuidade extraordinária, esse grande e admirável impulso missionário.
Quando Jesus chama, é importante responder-lhe e dar apoio à generosidade de cada Irmã que se sente chamada à missione ad gentes e encorajar toda jovem que pretende fazer uma experiência missionária.
Não deixemos morrer o fogo no coração dessas pessoas! É tempo de reavivá-lo hoje, porque os pobres não podem esperar!
O presente mais bonito que me podem dar é enviar uma vocação missionária ad gentes. E não se trata de um presente para mim, mas de um contributo para o crescimento do Reino de Deus”.






















































Um comentário:

  1. Muito obrigada pela partilha!
    Muito obrigada Senhor pela coragem missionária das nossas primeiras irmãs.
    Obrigada Dom Bosco, Obrigada Madre Mazzarello por esse impulso que até agora continua vivo!

    ResponderExcluir