quinta-feira, 9 de abril de 2020

Encontro no Poço | O sabor da agua

Olá meus queridos amigos, estamos nos encontrando no poço, semanalmente toda quarta-feira, para um bate papo salesiano. Assim como fazia nos seus tempos Madre Mazzarello, no Colégio de Mornese, na Itália. Aí no pátio há um poço, pois naquela época todos iam pegar a agua lá: para beber, cozinhar, lavar a roupa e se encontrar. Era um lugar social e comunitário. Madre Mazzarello se sentava à beira do poço para um encontro com as alunas durante o recreio.

O Poço foi testemunha de muitas conversas, confianças, alegrias e até de lagrimas derramadas quando alguma situação apertava.

Naquela época não existia celular, computador, nem televisão, mas todos sabiam que existia um espaço de encontro, de escuta, de partilha reciproca. O encontro era olho no olho, de coração a coração. Quando esse encontro pessoal não era possível Madre Mazzarello dizia: “Encontremo-nos no coração de Jesus”.

Pense comigo: Você ama se encontrar com as pessoas? Hoje precisamos reaprender nos encontrar também fisicamente, para além de celular e de outras mediações. Você tem alguma pessoa com a qual conversa, chora, divide suas alegrias, pede conselho?

O poço também simboliza a interioridade. Ele no seu fundo conserva a agua fresca e potável. Para alcançá-la você precisa ter um balde. Mais a fundo vai, melhor é a agua. Qual é o sabor da agua do meu poço? Que balde eu uso para atingir o profundo do meu ser: silencio, reflexão, Palavra de Deus, dialogo, a troca de ideias, ...

Estamos na Semana Santa. Acompanhemos Jesus de perto nos seus encontros, vivendo com ele a Paixão, Morte e Ressurreição. “Com Jesus, os pesos se tornam leves, os cansaços suaves e os espinhos se convertem em douçura...”recomendava a Madre Mazzarello.

Uma abençoada Semana Santa! E até quarta-feira.








Nenhum comentário:

Postar um comentário