quarta-feira, 15 de abril de 2020

Encontro no Poço | A casa do Amor de Deus


Meus queridos amigos, tudo bem? Celebraram com alegria a Páscoa do Senhor? Bem-vindos no nosso segundo Encontro no poço. Este ano foi inaugurado no INSA uma réplica do Poço de Mornese, em comemoração aos 125 anos do Colégio e da presença salesiana em Araras. O Barrão de Araras conhecendo Dom Bosco e Madre Mazzarello doou o prédio ás Irmãs salesianas para que funcionasse como uma escola. No início, só estudavam meninas, foram apenas 22, em três salas. Com o passar do tempo, como o INSA cresceu!

Foi assim também em Mornese. O nosso primeiro Colégio contava com uma dúzia de irmãs ás quais, lentamente, juntavam-se as alunas que completavam a Comunidade Educativa. Na porta da entrada foi colocada uma placa que dizia: “Esta é a casa do amor de Deus”!
Todos os que passavam por aí gravavam estas palavras no coração. Foi esta a proposta educativo-pastoral: viver na casa uma relação amável, uma acolhida fraterna, a proximidade com Deus, a ternura e atenção para com todos, principalmente para as mais pobres. Na casa reinava a simplicidade, humildade, dialogo, vida de piedade, amizade. E todas as integrantes queriam-se muito bem. Era realmente a Casa do Amor de Deus.

Muitos alunos, pais, ex-alunos e também visitantes nos dizem que no INSA respiram uma paz especial, sentem-se acolhidos, como em casa, em família. Isso é muito bonito! Esse é o clima propicio para o desenvolvimento humano e cristão das crianças, adolescentes e jovens. É um ambiente que favorece a formação de um caráter sensível e decidido capaz de se comprometer com a vida em todo sentido.

E aí, reflita um pouco comigo. Qual nome você daria à sua casa? Neste tempo de quarentena posso aproveitar para construir um ambiente afável na minha casa. Colocar o alicerce de paz, levantar os muros da fraternidade, as janelas do olhar positivo, as portas da esperança no futuro, o teto do amor e das bênçãos de Deus. Mas sobretudo, em nenhuma casa salesiana não pode faltar o cimento de alegria, pois é o sinal da presença de Jesus Ressuscitado. “Estejam alegres, e procurem fazer com que todos os outros estejam alegres”. Está é a recomendação da Madre Mazzarello.

Até quarta-feira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário