sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A alegria do encontro



Cada dia nós vivemos uma imensidade de encontros. Penso que... se nós somos pessoas normais gostamos de nos encontrarmos. Encontros são diferentes: aqueles rápidos, superficiais, encontros na escola e no trabalho. Encontramo-nos na família, na rua, no metrô, nos negócios, no clube ou na igreja. A nossa vida é uma série de encontros. Encontros pessoais, entre duas pessoas, entre o grupo dos amigos, encontros dos namorados, encontros políticos do mesmo partido ou encontro com um pobre de rua. 

Sempre em um encontro nós trazemos tudo o que somos. Um encontro é sempre encontro de duas ou várias histórias de vida. Aqui podemos dizer também que nós somos formados pelos encontros. Pessoalmente atesto que a melhor escola são os encontros que com sabedoria nos instruíram a viver. Na minha história existem pessoas que através de testemunhos de vida me ensinaram a viver, a amar, a servir. E a ser alegre!

Somos formados pelos encontros.



A alegria não é só um simples sentimento, não é um estado, mas é continua autodisciplina e luta na escolha da vida, do bem, da justiça e de tudo que construímos! “A alegria é sinal de um coração que ama muito o Senhor”, costumava repetir Madre Mazzarello. 

Um dia uma jovem me perguntou: “o que devo fazer para ser alegre, para viver a alegria cada dia, como escolha de vida?”. Que dizer? Propus para ela três passos:

  • Primeiramente despreza o Mal e todas as ações negativos na tua vida. Purifica o teu coração. Na tua interioridade, na tua intimidade de alma escuta e escolhe aquilo que te atrai ao positivo e ao bem. O fruto do bem é sempre a alegria, o fruto do mal é a tristeza. 

  • O segundo propósito é aprender a olhar e admirar como é maravilhoso o nosso mundo. Aprender a ver o positivo, tudo que é lindo, puro e simples. Observa como é feita uma flor, como viajam as nuvens no céu, como o avô abraça sua esposa, como sorri uma criança. Observa e agradece! Quando és capaz de agradecer, de ver a realidade fora da tua vida serás capaz de acolher a alegria. 

  • O terceiro proposito é simplesmente sorrir sempre (pode ser só no teu interior), e mesmo quando encontras alguma situação pesada ou cometes um erro. Cultiva dentro de ti humor sobre a vida e situações que te são próprias.


Um dos famosos encontros Bíblicos... o encontro entre Maria e Isabel.


Para concluir quero apresentar alguns encontros que ainda hoje me enchem de alegria que nunca termina. Escolhi a modalidade de álbum de fotos.

A ALEGRIA DE SER SALESIANA MISSIONÁRIA e viver o sonho de Madre Mazzarello.
 
A ALEGRIA DE TER UMA FAMÍLIA e participar do crescimento das sobrinhas.

A ALEGRIA DE ACOMPANHAR E ACREDITAR nos jovens que transformam o mundo.

A ALEGRIA DA NATUREZA e contemplação das maravilhas da criação.

A ALEGRIA DE PERTENCER A UMA COMUNIDADE, onde vivemos na presença do Senhor.



A ALEGRIA DA VIDA RELIGIOSA, cheia de esperança, de amizade, e de sinais dos bens futuros.

A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO, que faz renascer sem cessar a alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário