terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Eis me aqui



Era um inverno muito frio. A temperatura chegava a 10 graus negativos. As árvores estavam vestidas de neve e as ruas decoradas com cristais de gelo. Era dezembro e eu tinha 17 anos. Com o grupo de escoteiros, visitava as casas do bairro, oferecendo ao povo a luz vinda da gruta de Belém. Não sentia frio porque a luz, que representava a calorosa presença do Menino Jesus, me deu imenso calor na alma e no corpo. Fiquei encantada, olhando as reações das pessoas ao acolherem a luz. No meu interior pensei: ”Que vida maravilhosa! Levar às pessoas o sentido da vida, da esperança e da alegria. Eu quero viver assim”. Esta foi uma daquelas experiências em que Deus me chamou para doar minha vida como sua missionária. Mas, o caminho foi longo...


Nasci no dia 12 de outubro de 1974. Eu digo que Nossa Senhora Aparecida me escolheu e me destinou para o Brasil quando eu ainda estava no ventre materno. A minha família mora em Notranje Gorice, bairro da periferia de Ljubljana, capital da Eslovênia. Há 25 anos atrás a Eslovênia, ainda, fazia parte de ex Iugoslávia. Somos 2 milhões de eslovenos e a maioria se proclama católica. Eslovênia é reconhecida como o “diamante verde no coração de Europa” pelas muitas belezas naturais.  

 

A minha família mora na casa construída por meus pais: meu pai se chama Ivan, minha mãe Milena. Todos são aposentados e cuidam de duas netas. Tenho só um irmão, que se chama Janko, e nós somos gêmeos. Trabalha como Educador na Escola Infantil. A sua esposa, Andreja, trabalha na secretaria da Faculdade de Pedagogia Estadual. A família do meu irmão faz parte do Movimento dos Focolarinos. A grande alegria de nossa família são as sobrinhas Neža (5 anos) e Ema (2 anos). Mesmo que o mar imenso, agora nos divida, sentimo-nos unidos no amor que temos uns pelos outros. 


No Instituto das FMA, entrei com 27 anos. Antes tive uma vida muito intensa entre o mundo juvenil e o mundo do trabalho. Frequentei uma Escola Professional, capacitando-me como Tecnóloga de Tecidos, depois me formei em Administração e Gestão. Trabalharei três anos na empresa de têxteis e, os últimos quatro anos, na Prefeitura, como responsável pelos projetos dos jovens, pelos grupos de cultura e pelo jornal mensal. Todo o meu tempo livre dediquei à participação no Movimento Católico dos Escoteiros e ao grupo de jovens da paróquia. Três anos antes da entrada com as FMA, fui espiritualmente acompanhada pelos padres jesuítas e participei do grupo de leigos que cultivava a espiritualidade inaciana. No final dos exercícios espirituais, no ano 2000, reconheci que Deus me chamava para doar-lhe a minha vida, mas, ainda não sabia como. O padre deu-me o conselho de olhar os sinais da presença de Deus na minha vida.


O sinal definitivo aconteceria só três meses depois. Participei de um encontro nacional dos escoteiros realizado na casa das Irmãs Salesianas. Pela primeira vez estive em uma casa salesiana! Enamorei-me pela comunidade inteira das Irmãs, pelo jeito delas, pela alegria que deixavam transparecer. Mas, o toque final foi na capela onde fui secretamente durante a oração das vésperas. As Irmãs cantavam e eu ajoelhei-me no último banco e, lá detrás “assisti” a oração. O Senhor falou comigo e, no momento, para mim, ficou claro que esta seria a minha vida. Vida de levar as necessidades das pessoas a Deus e interceder por elas, e levar Deus às pessoas. Senti a felicidade sem medida porque descobri o tesouro maior e, por isso, nada foi difícil. Não foi difícil deixar a família, o trabalho onde me sentia muito realizada, deixar os escoteiros, deixar tudo para ganhar ainda mais: o mesmo Deus!


A minha Inspetoria Mãe, “Marija Pomagaj iz Brezja” foi constituída em 1937 e une dois países Eslovênia e Croácia. Antes, nós pertencemos à Inspetoria italiana com sede em Pádua. Foram quatro as Irmãs eslovenas que voltaram, como missionárias, na própria pátria para expandir o carisma salesiano. Hoje, nós temos seis comunidades na Eslovênia e três na Croácia com 48 Irmãs. Em Roma, temos, nas casas dependentes da Madre Geral, seis irmãs. Outras oito são missionárias:  duas no Brasil, duas no Madagascar, uma em Moçambique, uma em Israel, uma nos Estados Unidos e uma no Camboja. 



No Instituto das FMA, entrei no dia 8 de setembro de 2001.  Vivi nove meses de pré-aspirantado e, no final, fiz a primeira experiência missionária, em Angola. Vivi toda formação inicial na Itália, em Castelgandolfo, de 2002 até 2006. Considero isto como vantagem e muita graça de Deus. Professei em 5 agosto de 2006, na minha pátria, em Bled, no lugar onde, pela primeira vez, encontrei as Irmãs. O lema da primeira profissão foi “Permanecei no meu amor”. A cada dia, descubro que Ele permanece comigo! A minha missão, no tempo de juniorato, foi a catequese, acompanhamento dos grupos juvenis, de mulheres; fui delegada do VIDES e administradora de página web da inspetoria. Nos últimos quatro anos, fui corresponsável pela pastoral universitária na Arquidiocese. Conclui os estudos de Teologia com o trabalho final sobre ‘Acompanhamento de Voluntários’. 


No dia 1 Setembro de 2012, professei em perpétuo para ser toda de Deus. Meu lema foi “Em nome do Senhor Jesus”. Junto com o pedido para professar, coloquei, também, sobre o altar, o pedido missionário, com a disponibilidade total, para fazer aquilo que desde jovem fazia...  levar às pessoas o sentido da vida, da esperança e da alegria. Até os confins da terra.


E agora, eis me aqui, com vocês, queridas Irmãs, amados jovens, membros de Família Salesiana, Comunidade Educativa e com todas as pessoas de boa vontade. O meu coração, no Senhor, pertence a vocês. Estou aqui para servir, para amá-los, para viver o mandamento da alegria e buscar os caminhos de esperança como Dom Bosco e Madre Mazzarello. Vamos caminhar juntos, em nome do Senhor!  


MAGNIFICAT MISSIONARIO ­-  Em nome do Senhor Jesus


Em teu nome início um novo dia.

Em teu nome respiro e louvo pelo que eu sou.

Em teu nome, com salmos e orações peço por todo o mundo.

Em teu nome admiro e me alegro por tudo o que este dia me oferecerá.

Em teu nome me santifico na comunidade e te peço: da mihi animas, coetera tolle.

Em teu nome abençoo crianças, jovens, homens e mulheres, os idosos, os pecadores e os santos.

Em teu nome conforto os olhos que choram e trago esperança a todos os que estão no chão.

Em teu nome choro quando é difícil, perdoo quando dói, me sacrifico, quando o silêncio fala.

Em teu nome sujo as mãos quando encontro um pobre na rua que deseja somente a dignidade.

Em teu nome anuncio a verdade a um mundo onde tudo parece errado, e o homem não tem mais poder.

Em teu nome vivo o mandamento da alegria e me proponho a trabalhar bem, enquanto estou no mundo.

Em teu nome eu confio tudo a Maria, que é a rainha dos corações e auxiliadora de todas as gerações.

Em teu nome fecho meus olhos e permaneço contigo, no amor eterno unida até o fim.



Festa do Nossa Senhora de Guadalupe - padroeira da América Latina.
São Paulo, 12. 12. 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário